
Sabe aquela sensação de ter o celular tocando sem parar, com cobranças, ofertas e mais cobranças? 😫
Se você se sente perseguido por empresas, saiba que não está sozinho! E o pior: essa situação pode ir muito além de um simples incômodo.
O que muita gente não sabe é que a lei te protege contra ligações excessivas e invasivas. É isso mesmo!
Você tem o direito de viver sem essa perturbação constante e, em muitos casos, buscar reparação por danos morais. 💪
Ligações Demais? Isso pode ser Abusivo!
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é claro: o consumidor tem direito à paz e à tranquilidade.
As empresas possuem, sim, o direito de entrar em contato para realizar cobranças e apresentar ofertas, mas tudo dentro dos limites da lei.
Quando as empresas extrapolam esses limites, caracteriza-se a prática abusiva, que pode gerar consequências para elas.
E não estamos falando apenas de cobranças! Ligações de telemarketing insistentes, contatos sobre dívidas de terceiros, mensagens de texto em excesso – tudo isso pode estar fora da lei.
Seus Direitos Valem Ouro! 💰
A Justiça tem se posicionado a favor do consumidor nesses casos, determinando a suspensão das ligações e, em muitos casos, o pagamento de indenizações por danos morais.
E não pense que são valores insignificantes: dependendo da gravidade da situação, as indenizações podem chegar a R$ 5.000,00 ou até ultrapassar esse valor!
Como saber se você tem direito à indenização?
Se você se identifica com a situação, se liga nesses sinais:
- Ligações em horários inconvenientes: Madrugada, hora do almoço, finais de semana… ninguém merece ter o descanso interrompido por cobranças e ofertas, certo?
- Quantidade abusiva de ligações: Você atende uma vez, explica a situação, pede para retirarem seu contato, mas as ligações continuam? Isso é um indício forte de prática abusiva!
- Cobrança de dívidas inexistentes ou de terceiros: Essa prática é ilegal, e infelizmente muito comum. Ninguém merece ser importunado por dívidas que não existem ou que não são suas!
- Telemarketing agressivo e insistente: Mesmo após você dizer “não” claramente, as empresas insistem em te ligar oferecendo produtos e serviços? Isso configura desrespeito ao consumidor e pode gerar consequências para a empresa.
Como comprovar as ligações excessivas?
É fundamental ter em mãos as provas necessárias para comprovar a prática abusiva. Para isso:
- Instale um aplicativo de gravação de chamadas: Utilize um app confiável (existem opções pagas com mais recursos).
- Documente as ligações: Ao atender, anote o nome da empresa, o nome do atendente, a data e o horário da ligação e o motivo do contato.
- Mantenha a calma e seja educado: Explique que você se sente incomodado com a quantidade de ligações e solicite a retirada do seu contato da lista deles.
Essas pequenas ações aumentam suas chances de comprovar os abusos e, se necessário, buscar seus direitos na Justiça.
Chega de Abuso! Conte com quem entende do assunto! 🤝

Se você está passando por isso, não precisa enfrentar essa batalha sozinho! Nosso escritório possui especialista em Direito do Consumidor e estamos prontos para te ajudar a garantir seus direitos, com um atendimento humanizado e focado em resultados.
Utilizamos nossa expertise para defender seus direitos e buscar a melhor solução para o seu caso.
Entre em contato conosco para uma conversa sem compromisso! Vamos juntos buscar a melhor solução para o seu caso e te ajudar a ter paz, sossego e – quem sabe? – uma graninha extra. 😉
Eu recebo umas 10 ligações da mesma impresa .Perguntando se eu sou aquela pessoa eu falo não, aí insiste em mim dar o telefone para a pessoa qui estar procurando. Aí passa o número. Daí a pouco liga de novo . Eu trabalho como autonoma fica atrapalhando eu trabalhar. Já bloquei mais eles arruma outro telefone e liga . Quando atendo e a mesma empresa perturbando . Perguntando se eu sou aquela pessoa. Eu falo não aí repete tudo de novo. Já pedi para para de ligar para mim qui eu não tenho nada a ver .Mais não adianta liga assim mesmo.